domingo, 2 de outubro de 2011

OUTUBRO - MÊS MISSIONÁRIO

Missão: Parte integrante do Carisma

Ir. Josely enfrentando os desafios das missões populares em Minas Gerais

Nós Irmãs Missionárias dos Sagrados Corações compreendemos que o amor de Cristo nos impulsiona a seguir o seu exemplo na realização da sua missão de anúncio da salvação e manifestação de benevolência para com todos.

A referência ao Coração de Cristo, torna evidente aquilo que Jesus mesmo ensina quando diz: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de Coração” (Mt 11,29). Contemplando constantemente o Coração de Jesus, interiorizando a sua mensagem de amor e seguindo as suas pegadas, a Missionária dos Sagrados Corações realiza a sua Consagração, como parte de tal projeto, livremente escolhido.

Pelo nosso Carisma, nos sentimos inseridas na Igreja local, na qual atuamos a nossa missão, como deseja o Coração de Cristo. Desta maneira, partilhamos com Ele o desejo que o fogo do amor que Ele veio trazer sobre a terra, seja difundido sempre e em todo o lugar, de tal modo que tome conta do mundo inteiro, para que os frutos da redenção sejam esparsos a todos os homens da terra. Conscientes disso, nos empenhamos nas diversas pastorais, auxiliando os pastores na sua ação, orientada ao crescimento dos fiéis, nas diversas idades e condições.

Nosso Instituto, particularmente, desde as origens, empenhou-se nas várias formas de presença e serviço ao lado do povo de Deus.

O nosso Projeto Geral de Formação, no n. 11, descreve muito bem o nosso papel como Missionárias dentro da Igreja e com a Igreja:

“Chamadas à vida missionária, fazemos a experiência de que também essa è expressão da dimensão carismática da nossa existência. O que pedimos a Deus é trabalhar pela sua glória, amá-lo e torná-lo amado. Somente concentrando toda a nossa atenção interior sobre os Corações de Jesus e Maria, poderemos servir, com eficácia e sem interesses egoísticos, os nossos irmãos. Somente deixando-nos tocar e plasmar assiduamente pela Palavra divina, nos tornamos verdadeiros profetas de Deus de Jesus Cristo, capazes de anunciar o Evangelho e de discernir os sinais da presença divina no nosso mundo tão pleno de contradições. Somente se consentirmos ao Espírito de amor de libertar-nos de nós mesmas e plasmar o nosso coração à imagem dos Corações de Jesus e Maria, poderemos descobrir o rosto de Cristo nos irmãos.

Do serviço apostólico, posteriormente, receberemos também a ajuda, freqüentemente inesperada, para o nosso caminho espiritual e, graças à ela, veremos crescer a disponibilidade em deixar-nos modelar pelo Espírito e a sermos cada dia novamente enviadas em missão, constantemente renovadas, para o bem dos irmãos e a glória de Deus.

Ir. Lourença visitando as famílias pobres na Guatemala

2 comentários:

  1. Que beleza, as Irmas atravessando as margens das barreiras para cegar até aqueles que necessitam do forte anúncio de Jesus. Continuem assim, principalmente neste mês dedicado a Santa Terezinha , padroeira dos missionários. Parabéns. Sua mana , JOSELIA

    ResponderExcluir
  2. Olha a minha irmã ali, Josely, superando desafios para levar a palavra de Jesus a todos os povos. Beijão mana Josely.

    ResponderExcluir