quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Psicologia em auxílio à formação para a vida Consagrada

Dos dias 17 a 21 de outubro, a Ir. Inez Grochoviski – Irmã Missionária dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, desenvolveu um trabalho de formação com os Noviços Passionistas, do Noviciado Passionista, em Ponta Grossa – (PR), sobre o tema: “OS VOTOS À LUZ DA PSICOLOGIA”. Nesta página ela faz um apanhado geral de como conduziu aquele momento de formação, compartilhando os conceitos que lá desenvolveu, como consagrada e psicóloga.

“Nossa reflexão esteve voltada para os VOTOS como um TESOURO que carregamos em um vaso de argila, dando ênfase ao fato que esse vaso de argila somos nós, e com nossas fragilidades facilmente pode ser machucado e ferido. Assim, uma psique destruída, afetada negativamente, dificulta o desenvolvimento da vida divina.


Devido à facilidade que temos de ser quebrados e destruídos afetivamente, Cristo age, então, como o Divino Oleiro, podendo modelar e remodelar nossa psique (cf Jer 18,6). Seu êxito, porém, dependerá do grau de abertura que a pessoa dá a ação de sua graça.

A psicologia enfatiza que a pessoa humana tem direito de viver em plenitude, assim como nos Evangelhos Jesus nos diz que veio trazer VIDA em abundância (cf Jo 10,10)

Pelo VOTO de CASTIDADE, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, o consagrado experiencia, realiza e plenifica sua vida através de uma sexualidade integrada no e para o amor, amando a todos como Jesus.

Administra com capacidade ativa, livre e operativa os bens e supera o poder dominador pelo VOTO de POBREZA, conforme o exemplo de Jesus Cristo pobre.

Com capacidade livre, autônoma e determinada, organiza e programa sua liberdade, sua responsabilidade e sua existência pelo VOTO de OBEDIÊNCIA no seguimento e na adesão a Jesus obediente ao Pai.


Mediante a profissão dos Conselhos Evangélicos encontra, então, SENTIDO e SIGNIFICADO para sua vida, orientando-a sem fragmentação a Jesus Cristo e dessa forma vive com alegria e faz a experiência da realização plena.

Aqueles que seguem os Conselhos Evangélicos, ao mesmo tempo em que procuram a santidade para si mesmos propõem, por assim dizer, “uma terapia espiritual” para a humanidade, porque torna de algum modo visível o Deus vivo, pois o destino da auto-realização tão almejado pelo ser humano é o nascimento de Deus no próprio coração, ou seja, a admissão da Imagem de Deus na alma, encontrar no mais profundo de seu ser um espaço de silêncio no qual Deus habita.”


Conheça os Passionistas,
NOVICIADO PASSIONISTA 2011
"Comunidade orante, fraterna e solidária com os crucificados
através da meditação e anúncio da memória da Paixão"

http://noviciadopassionista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário