quarta-feira, 14 de setembro de 2011

LECTIO DIVINA: LEITURA ORANTE DA BÍBLIA

Neste mês de setembro, mês dedicado à Bíblia, somos convidados e motivados a refletir e ou aprofundar mais sobre a Palavra de Deus e sua ação em nossa vida. E um meio bem apropriado para isso é a “Lectio Divina”, ou Leitura Orante da Bíblia.

A maturidade espiritual cresce a cada dia através da Leitura por excelência das Sagradas Escrituras, e mais particularmente no dia-a-dia. Não poderia haver outra fonte e escola para deixar-se formar cada dia pela Palavra de Deus que se permitirmos, entra no ritmo complexo da vida e se torna como que o coração pulsante e a respiração secreta daquele(a) que busca dar um sentido para a sua vida. . Lembremos da frase dita por alguns bispos no Concilio Vaticano II: “Conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo”.

A expressão Lectio Divina é de origem latina que se traduz: “Leitura Divina” ou “Leitura Orante da Palavra”.

Este método, iniciou há muito tempo por monges católicos, vivido , praticado e trazido até hoje. Consiste em deixar-se envolver pela Palavra, pelo plano de Salvação de Deus. È um exercício que nos leva a alimentar a vida espiritual pela Palavra de Deus. O importante é rezar com a Palavra, seja individualmente ou em grupo.

O método mais antigo, que inspirou outros mais recentes, consiste em que a reflexão com a Palavra de Deus siga alguns passos: Primeiramente, fazer a invocação do Espírito Santo. Aconselha-se que nas primeiras vezes se utilizem os textos do Evangelho.

Na seqüência são quatro degraus:

1 - Lectio (leitura)

Ler com calma e atenção o texto escolhido quantas vezes forem necessárias, procurando identificar coisas importantes do trecho: ambiente, personagens, os diálogos, as ações, como se estivesse vendo a cena. A leitura portanto, é feita com zelo de espírito.

2 - Meditatio (meditação)

A meditação não se detém no exterior, na superfície, mas penetra no interior no mais profundo, perscruta cada aspecto. Faz-se necessário considerar o que essa palavra está iluminando em sua vida e na realidade em que vivo hoje observando quais são os questionamentos provocadores e incentivadores e outros que levam a refletir sobre a própria vida. Ou seja, é a escuta de Deus, saboreando a sua Palavra.

3 - Oratio (Oração)

Este é o momento de responder a Deus depois de tê-lo escutado. È o momento muito pessoal, que diz respeito somente à pessoa de Deus, não se preocupando em encontrar palavras adequadas, mas sim falando palavras que brotam do coração, como louvor, pedido de perdão, agradecimento, pedido de clareza, etc.

4 - Contemplatio (contemplação)

Este passo é o momento do silêncio diante de Deus. É o momento da presença misteriosa. De perceber a presença de Deus na história, na vida no quotidiano. É o momento pelo qual a pessoa poderá ser conduzida ou não à contemplação, ou simplesmente a um estado de tranqüilidade e de paz interior.

Enfim, esses momentos se feitos com determinação, brotarão o desejo de estar com Deus, em sintonia com a Palavra a fim de realizar a Sua Divina vontade. Estes passos muitas vezes levam-nos a acrescentar um outro: a Actio (ação). A Palavra de Deus é como uma espada de dois gumes que penetra no mais profundo do nosso ser, e ilumina a nossa vida, guia nossos passos. Sendo assim levamos a certeza de que somos conduzidos pela graça de Deus a viver uma vida sempre nova.

>>>>>>>>>>>>>>> oOo <<<<<<<<<<<<<<<
Passos ilustrativos da Lectio Divina










2 comentários:

  1. Muito pedagógica essa ilustração passo a passo para a Leitura da Palavra de Deus

    ResponderExcluir
  2. Qque bom que voces estão interagindo com o publico da internet. Muito bela estas apresentações no seu blog. Beijos, Joselia

    ResponderExcluir