terça-feira, 13 de setembro de 2011

1886 / 2011 - 125 ANOS DE FUNDAÇÃO - 125 ANOS DE DOAÇÃO

Este ano é muito especial para as Irmãs Missionárias dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Dia 20 de março celebraram o seu jubileu de fundação. Há 125 anos, duas jovens, Rosa Rosato e Rosa D’Ovidio sentiram um forte chamado e se dispuseram a seguir os passos do Mestre de uma forma mais radical. Assim, colocaram os fundamentos para a nova congregação, com o propósito de honrar o Coração de Jesus e o Coração de Maria, em Roma.

Mais tarde outras jovens, admiradas pelo zelo apostólico das duas fundadoras, começaram também a fazer parte do mesmo ideal: “Seguir o Coração de Jesus à luz do Coração de Maria, a serviço dos pobres e sofredores”, que tornou-se o lemas das Irmãs. As comunidades foram crescendo e expandindo-se pela Itália e em 1963 as Irmãs abriram suas primeiras comunidades no Brasil, e hoje estão presentes em 5 comunidades distribuídas nas cidades de Teixeira Soares e Ponta Grossa (no Paraná), em Osvaldo Cruz (São Paulo) na capital paulista, na paróquia do Sagrado Coração.

As irmãs estão presentes em diversos países, atuando junto ao povo nas periferias, nas creches, na assistência às crianças carentes, enfermos, idosos e nas pastorais paroquiais e missões populares.

A Espiritualidade das Missionárias dos Sagrados Corações de Jesus e Maria é caracterizada pela atenção profunda ao Coração Divino de Jesus e ao Coração Imaculado de Maria que constituem a parte central e fundamental do Carisma.

Cada uma expressa a sua entrega com alegria vivendo a própria consagração irradiada pela luz do Coração de Jesus, contemplando o exemplo do Coração de Maria, que se apresenta a cada uma como modelo de vida na realização do seguimento de Cristo.

Um comentário: