terça-feira, 2 de abril de 2013

Celebrando a Páscoa

  O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).


 
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.

 
 
 
 
Avançamos um pouco mais em nossa caminhada pascal reconhecendo na presença do ressuscitado a força para sermos testemunhas do seu amor por meio do Espírito.

Logo após ter se apresentado como o caminho que nos leva ao Pai, o Senhor Jesus começa a preparar os seus discípulos para a sua ausência iminente; o seu retorno representa a conclusão de um tempo e o início de outro: da ação do seu espírito junto à Igreja.
 
A condição de viver no amor e da guarda dos mandamentos como garantia de vida plena tem como consequência o cumprimento de uma promessa: a de recebermos um outro defensor – o espírito da verdade! Verdade essa que é o próprio Jesus, pois foi assim mesmo que o Senhor se apresentou a nós conforme o Evangelho: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Tudo isso para não nos deixar “órfãos” e totalmente entregues as estruturas que excluem e oprimem os mais pobres.
 
  
 
Celebremos a páscoa de Jesus que se manifesta em todos os que acolhem no amor e na força renovadora do espírito, guardando os ensinamentos do mestre e agindo como agentes transformadores do mundo por meio do Evangelho.
 
 
  

A Ressurreição de Cristo é fundamental de nossa fé, que nos impõe a nossa ressurreição, começando morrer para o pecado, assumindo uma nova vida em Cristo. Neste ano da fé poderemos nos questionar como Paulo, (1 Cor 15,17) “ se Cristo não Ressuscitou ilusória é a nossa fé”.
 



A Ressurreição é uma imensa alegria e grande esperança de um novo dia, novo tempo, uma nova vida que chega, Jesus estará sempre vivo e presente no meio de nós.
 
 

 

 Refletindo sobre o túmulo vazio de Jesus evoca o Cristo Ressuscitado, Ele venceu a morte ao Ressuscitar dos mortos. É sinal de que a ação de Deus em Jesus não termina na morte e no medo. Poderemos nos encontrarmos com Jesus se continuarmos o projeto por Ele iniciado. Jesus Ressuscitado não é apenas um corpo redivivo, mas uma presença contínua entre aqueles que continuam o seu caminho.

Sempre é tempo de pedir perdão e de perdoar,  tirar o pasto que atrapalha o broto e regar a semente de um novo amanhã, que desejamos todos sermos menos violento, sem falsas promessas e falsos moralismos, mas abundante de amor, de paz, de oportunidades, de ética, de solidariedade de trabalho que seja verdadeiramente em prol de quem necessita e não para alimentar vaidades escondidas e outras nem tão escondidas.
 
Que tenhamos todos o compromisso de manter fidelidade à palavra empenhada, de melhorar a nós mesmos, de educar nossas crianças, de promover o bem em nossa família, nas instituições que frequentamos na comunidade que vivemos. O amanhã é nossa responsabilidade. Que os ensinamentos DELE, estejam sempre vivos no coração de todos.
 
Que a Páscoa deste ano desperte em nossos corações o desejo de Ressuscitarmos com Cristo, procurando e pensando nas coisas do alto e acima de tudo vivendo a nossa vida de acordo com a vontade de Deus, escondidos no amor e no coração de Cristo.


 
 
O que precisamos deixar morrer em nós para Ressuscitar com Cristo?
 
 
  
Cristo ressuscitou!! Aleluia!! Feliz Páscoa à todos!!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário