terça-feira, 26 de março de 2013

Jacareí - SP - Fev. 2013

No dia 23 de fevereiro de 2013, estivemos presentes em Jacareí - SP capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para  formação de lideranças, a convite da Neide, coordenadora da capela, a qual nos acolheu com cordialidade. O encontro teve início às 14:00h  e encerrou às 17:00h.   
Partindo do princípio de que para atender ao chamado para servi-lo, é necessário ter com Ele um relacionamento entre criatura e Criador; e para que haja esse relacionamento é preciso que estejamos em harmonia com nossa natureza, ou seja, que saibamos lidar com nossos sentimentos.
Por isso decidimos iniciar a formação com o tema: ESPIRITUALIDADE A PARTIR DE SI, tendo como base os escritos de Anselm Grün.
 
 
Segundo Grün, Deus fala conosco não somente na Sagrada Escritura, mas também através do que sentimos. A pergunta é: Qual a mensagem que trás tal sentimento e em que sentido quer me transformar? A meta é sempre a imagem de Deus dentro de nós. Lá onde alguma coisa me questiona, incomoda, faz sofrer, etc., ali Deus quer falar, em minha realidade individual e não podemos chegar a Ele passando por cima disso.  
Para os antigos monges, o encontro com Deus pressupõe o encontro consigo mesmo, por isso é necessário familiarizar-se com sua realidade e isso exige uma atitude humilde. O caminho da humildade leva-nos a Deus fazendo-nos descer a nossa própria condição terrena e humana. Descer para subir, este é o paradoxo da espiritualidade a partir de si. A humildade é uma atitude religiosa que une o homem a Cristo. Santo Agostinho chega a dizer que é melhor o pecado com humildade do que a virtude sem humildade, pois o pecado abre-nos para Deus e me leva a entender que não sou capaz de garantir por mim mesmo não pecar, mas dependo de Deus, da Graça. A virtude pode nos seduzir, fazendo-nos acreditar que somos capazes de chegar a Deus com nossas próprias forças. A humildade nasce de uma experiência de Deus como mistério infinito que experimentamos como criaturas finitas. Quanto mais eu me aproximo de Deus, mais dói minha própria verdade, e quanto mais através do fracasso eu experimento minha verdade, tanto mais me abro para Deus. Porém a meta não é, pois a humilhação, mas sim, sua elevação na transformação pelo Espírito Santo que nos penetra inteiramente.
O encontro conosco mesmos não é a meta final, apenas a porta de entrada para reconhecermos Deus como Senhor de nossa vida, isso inclui sermos transformados e seguir o caminho, rumo ao objetivo. Admitir e apresentar a Deus, somente com essa condição a transformação acontece, caso contrário, jogamos para as profundezas do inconsciente, então  gastamos toda a nossa energia para nos defender  e não “sobra” energia para seguir o caminho, no trabalho do Reino.
Podemos subir para Deus apenas quando subimos na humildade. Segundo Jung o caminho para Deus passa pela descida às regiões escuras do inconsciente. Para ele a humildade é a coragem de olhar a própria sombra, a humildade é necessária para um bom relacionamento com o inconsciente. Os grandes personagens bíblicos tiveram que passar pelo fundo do vale para colocar sua confiança unicamente em Deus e deixarem se transformar por Deus em modelo de fé e obediência.
Em um segundo momento, falamos sobre a FÉ, condição fundamental para nos entregar em um trabalho de doação à Igreja. A base para a explanação deste tema foi à carta Porta Fidei, escrita pelo Papa Bento XVI, com o objetivo de incentivar o encontro com Jesus Cristo através de autênticas testemunhas da fé, que, envolvidas pelo ardor da nova evangelização, aumentem o conhecimento das verdades da fé e do seu conteúdo. O Papa  deseja que “os cristãos redescubram o valor e a beleza da fé que professam”.
O papa fala que a “crise da fé é o maior desafio da evangelização no séc. XXI  e  não podemos aceitar que o sal se torne insípido e a luz fique escondida (cf. Mt 5, 13-16). Também o homem contemporâneo pode sentir de novo a necessidade de ir como a samaritana ao poço, para ouvir Jesus que convida a crer n’Ele e a beber na sua fonte, donde jorra água viva (cf.Jo 4, 14). Devemos readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, e do Pão da vida, oferecidos como sustento de quantos são seus discípulos (cf. Jo 6, 51)”. 
O que o Papa pretende destacar é que a renovação da Igreja realiza-se também através do testemunho prestado pela vida dos crentes: “de fato, os cristãos são chamados a fazer brilhar, com a sua própria vida no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou”.
A Igreja, contendo pecadores no seu próprio seio, simultaneamente santa e sempre necessitada de purificação, exercita continuamente a penitência e a renovação. A Igreja “prossegue a sua peregrinação no meio das perseguições do mundo e das consolações de Deus”, anunciando a cruz e a morte do Senhor até que Ele venha (cf. 1 Cor 11, 26). Mas é robustecida pela força do Senhor ressuscitado, de modo a vencer, pela paciência e pela caridade, as suas aflições e dificuldades tanto internas como externas, e a revelar, velada, mas fielmente, o seu mistério, até que por fim se manifeste em plena luz”, diz o papa.
“A fé torna-nos fecundos, porque alarga o coração com a esperança e permite oferecer um testemunho que é capaz de gerar: de fato, abre o coração e a mente dos ouvintes para acolherem o convite do Senhor a aderir à sua Palavra a fim de se tornarem seus discípulos”.
 
 
Por fim, encerramos com uma  dinâmica com bexigas e palavras direcionadas diretamente para a área da liderança e da responsabilidade, condições fundamentais também para que nosso trabalho em construção do reino seja eficiente. Houve partilha das situações ocorridas durante a dinâmica e o que provocou nos participantes.

No dia seguinte, Domingo, participamos da Celebração da Palavra presidida por um Diácono, com a capela lotada, além da comunidade local, também havia a presença dos jovens que estavam para receber o Crisma.


 
Agradecemos, de coração, a Neide, coordenadora da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,  ao músico, Helton Jones, que nos  ajudou na animação, aos catequistas e líderes da comunidade, por nos terem dado a oportunidade de partilharmos e crescermos juntos! Obrigada!
  
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário