quinta-feira, 21 de março de 2013

Ir. Maria Anita Tasior - 25 anos de Vida Religiosa

“Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir.” (Jr. 20,7)

 

Celebramos no dia 16 de fevereiro de 2013, um dia festivo para a comunidade do Sítio Novo, da cidade de Teixeira Soares – PR, para o Instituto das Irmãs dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, para a Ir. Maria Anita e para seus familiares, pois ela completa 25 anos de Vida Consagrada.
Celebrar 25 anos de Vida Consagrada é oportunidade para refletir e festejar a rica história e obra construída em total doação do projeto do Reino de Deus junto aos irmãos e irmãs.
Eis um pouco de sua história.
Maria Tasior, filha de William (mais conhecido com Guilherme – in memorian) e Thereza, nasceu em 25 de março de1965, na comunidade do Sítio Novo – Teixeira Soares. Vivia de forma simples e humilde, trabalhadora e guerreira, sempre lutando pelos ideais. Atuou como catequista e auxiliou em outras necessidades da comunidade, participando sempre dos momentos de orações e celebrações.
Na juventude, fez sua experiência de namoro por um longo tempo. Sua decisão era em construir uma família, porém, a vontade de Deus era outra. Nesse período, as circunstâncias da vida levaram seu noivo à enfermidade e falecimento (devido a um câncer) e isto a fez amadurecer na sua doação a serviço do próximo.
Com relação à vida religiosa, sempre apoiou e motivou os jovens e as jovens, mas não se sentia chamada a seguir essa vocação, embora a apreciasse. No ano de 1987, aos 21 anos, foi convidada pelas Irmãs para ingressar no Instituto, na cidade de Osvaldo Cruz (SP). No entanto, pediu para fazer uma experiência na comunidade de Teixeira Soares, permanecendo ali por um ano, a fim de fazer um discernimento mais profundo.
No dia 16/02/1988, chegou em Osvaldo Cruz, para dar início à formação na vida religiosa – Postulantado – fazendo a experiência de cuidar dos idosos no Lar São Vicente de Paulo.
Em 29/01/1989, fez a vestição, ingressando no Noviciado, passando a chamar-se Ir. Maria Anita de Nossa Senhora Aparecida. No ano seguinte, ainda na etapa do Noviciado, auxiliou nos trabalhos de cuidado das crianças carentes do Berçário e Cantinho Dona Alice.
Em 27/01/1991, fez a Primeira Profissão dos Conselhos Evangélicos (pobreza, castidade e obediência).
De 1992 a 1994, fez parte da comunidade de Ponta Grossa, onde cursou o Magistério e auxiliou nos trabalhos da creche.
No ano de 1995, retornou para Osvaldo Cruz, no Lar São Vicente de Paulo, auxiliando no cuidado dos idosos e atuando como formadora das Aspirantes (jovens que fazem a primeira experiência de discernimento no Instituto).
Em 14/01/1996, emitiu os Votos Perpétuos, em Teixeira Soares. E, neste mesmo ano, aprimorou seus conhecimentos, participando de um Curso de Formação, no Rio de Janeiro (...).

Em 1997, foi nomeada coordenadora do Lar São Vicente de Paulo e também responsável pela formação das Postulantes.
No ano de 1999, foi transferida para Adamantina (SP), atuando como coordenadora da Casa de Encontros da Diocese (mais conhecido como IPA) e formadora das noviças. Em 2000 iniciou o curso de Pedagogia, na faculdade local. Foi nomeada Delegada da Missão no Brasil, pelo Conselho Geral do Instituto, no dia 28/01/2002, sendo indicada para continuar nessa missão por mais dois triênios, encerrando o mandato no final de 2012.
Em 2003, foi transferida para a comunidade de São Paulo, onde auxiliou na Escola Infantil.
E, no dia 09/04/2005, retornou para Osvaldo Cruz, atuando como coordenadora do Cantinho Dona Alice, onde permanece até o dia de hoje, atendendo às crianças de famílias necessitadas.
Devido ao seu empenho no Instituto e às inúmeras responsabilidades, foram pouquíssimas as vezes que pode fazer suas férias anuais de dez dias, passando por aqui apenas rapidamente para ver seus familiares.
Sendo assim, durante seus 25 anos de vida religiosa, dedicou-se ao cuidado dos idosos, nas pastorais (catequese, Ministra da Eucaristia, liturgia, celebrações e outros), na formação, como responsável da missão no Brasil e no atendimento às crianças.
 
 
Ir. Maria Anita já traz em seu nome a pessoa que foi e continua sendo muito marcante em sua vida, damos alguns exemplos: nasceu no dia da Anunciação; em uma comunidade dedicada a Nossa Senhora, foi batizada no mês de Maria; e, tem como protetora Nossa Senhora Aparecida. A exemplo Dela, a Ir. Maria buscou e busca viver a vontade de Deus através da Palavra e da oração.
 

 
Em preparação para este acontecimento, houve a participação de toda a comunidade. Começando pela Santa Missa presidida pelo Padre Pedro Gavlak, o qual proporcionou momentos únicos de boas lembranças da comunidade em que a Irmã nasceu e que por um tempo ele também trabalhou.
 
 
 
 
 
 
 
Durante a celebração da Santa Missa, Irmã Maria Anita, fez a renovação dos Conselhos Evangelicos – Castidade, Pobreza e Obediência - recebidos pela Delegada de Missão no Brasil, Irmã Lorena Belinovski.



 






Toda a comunidade, seus familiares e sua família religiosa se fizeram presentes, para festejar juntamente com a Irmã Maria Anita, seus 25 anos de doação e serviço a Deus e aos irmãos no Instituto.
 
 
Foram momentos de muita emoção, alegria, de lembranças vividas e partilhadas pela jubilanda.  


 
 
Ao término da celebração todos se reuniram para o jantar festivo, oferecido pelos seus familiares e comunidade local. Todos doaram um pouco de seu tempo para que a festa se realizasse da melhor forma possível.






“Agradeço a Deus o dom da vida e do chamado, ao Instituto que oportunizou o meu SIM, aos familiares e amigos pelas orações e apoio em todos os momentos.” (Ir. Maria Anita Tasior)

 
 
 
 
 

 
Parabéns Irmã Maria Anita por esses 25 anos de amor e dedicação na sua vocação!!
 

Um comentário:

  1. Parabéns Ir. Maria Anita! Voce mereçe! Que os Sagrados Coraçoes te protejam sempre nessa batalha em prol da Vida e da Missâo! Sua vida e Vocaçâo é para o Senhor! Felicidades!

    ResponderExcluir