terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Tempo da Quaresma e início da Campanha da Fraternidade 2013

Estamos nos aproximando da Festa da Páscoa, mas para isso temos que nos preparar durante um período que chamamos de QUARESMA, que é um tempo em que o tema conversão perpassa toda a Escritura. É neste tempo que Deus insistentemente pede às pessoas que deixem de fazer coisas más, arrependam-se e deixando os maus caminhos, evitem o pecado e pratiquem misericórdia.


 A Quaresma principia com um rito penitencial efetuado em dia ferial, quarta-feira, acompanhado de jejum e de abstinência, este dia é denominado Quarta-feira de Cinzas e tem precedência sobre todas as outras celebrações. O Tempo da Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas até à Missa “na Ceia do Senhor”. A semana que precede a Páscoa recebe o nome de Semana Santa e tem início com o Domingo de Ramos.
 

Neste tempo de conversão a Igreja nos convida a praticar Esmola, Jejum e Oração. Ajudando aos pobres, dando a eles não somente o alimento que sacia o corpo físico, mas também espiritual; abstendo-nos de não só deixar de comer aquilo que gostamos, mas também experimentarmos ficar sem aquilo que nos é supérfluo e finalmente nos unindo a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor através da Oração.


Também não podemos nos esquecer que na Quarta-feira de Cinzas inicia-se a Campanha da Fraternidade (CF) 2013, que neste ano tem como tema: Fraternidade e Juventude e o  lema: “Eis-me aqui, envia-me”(Is 6,8). Percebemos que neste ano, quem tem destaque são os JOVENS e a CF os leva a refletirem sobre seu protagonismo nesta mudança de época, tanto na sociedade como na Igreja.

 
É jovem todo aquele que se deixa tomar pelo modo de amar próprio de Deus, pela força de Deus, pelo vigor de Deus: amar sem medida! Agora é o momento de darmos valor aos nossos jovens, irmos ao seu encontro, estender a eles nossa mão e os conduzirmos até Jesus Cristo que os espera ansiosamente!
Os jovens são o nosso amanhã! E como diz o poeta: “Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida”. Vamos todos neste Tempo Quaresmal e nesta Campanha da Fraternidade, lançar boas sementes para colhermos os frutos da alegria, da paz e do amor. E enfim, deixar que o Bom Jesus ressuscite em nossos corações nos trazendo um novo vigor e um novo entusiasmo para as nossas vidas!
 
Boa preparação para a Festa da Páscoa para todos nós!
Ir. Renata Suryan
 




Um comentário:

  1. Parabéns Irmã Renata pelo seus artigos neste blog.
    Tenho acompanhado e de fato tem sido fonte de meditação e aprofundamento. Obrigada por usar desse meio de evangelização.
    Uma admiradora do Instituto das Missionárias dos Sagrados Corações. Amo vocês Irmãs.

    ResponderExcluir