segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Retiro - 2013

Nos dias 13 a 18 de janeiro de 2013 as irmãs dos Sagrados Corações de Jesus e Maria se reuniram na cidade de Aparecida a fim de fazer  uma semana de retiro. 



  
"Foram dias de muitas graças. O retiro espiritual é uma oportunidade que damos a nós com o objetivo de revigorar o espírito para continuar a caminhada com as forças renovadas e com novo ardor missionário em vista do projeto a ser vivido.




 Na sexta-feira o retiro foi encerrado com uma caminhada penitencial, com saída do seminário Santo Afonso até o Santuário de Aparecida, nós irmãs fomos acompanhadas pelo padre Vinícius (Missionário Redendorista)  assessor do retiro.



Foi um dia muito especial e de muita emoção. É ano jubilar e a caminhada penitencial foi um momento muito forte e significativo diante do evento  vivenciado. Durante a caminhada foi possível perceber a fé e a devoção das pessoas que lá se encontravam pelas ruas de Aparecida, todos paravam, silenciavam, rezavam junto  e ao chegar no Santuário muitos romeiros se uniram às irmas.
Este momento foi encerrado com a consagração a Nossa Senhora diante da Mãe Aparecida e com a benção do sacerdote."
Irmã Maria Adriana Guepert Necke

 

Retiro: Oportunidade de encontrar-se consigo mesmo e com Deus.
 
 
"O retiro oferece-nos tempo de parar, refletir, meditar, fazer a revisão de vida, é tempo oportuno de reencontrar-se, de renovar-se, de permitir que Deus nos modele e remodele, e faça as mudanças interiores que devem ser feitas para nos aperfeiçoarmos no seguimento de Cristo, como também para reposicionar nossas metas, objetivos e propostas. É tempo para escutar a si mesmo e de modo especial a Deus. Esta atitude de rever, de encontro consigo mesmo, é de fundamental importância, pois nosso caminhar, nossa escolha como consagradas(os), seguidores de Jesus, deve ser de qualidade, oferecendo o melhor Àquele que nos chama, uma vez que Ele se deu por nós. Para que isso aconteça de modo mais autêntico possível, é necessário o silêncio exterior e interior, momento de encontro com a Palavra de Deus, pois é nele, no silêncio da alma, que nos encontramos com nossa “desordem interna” e ao mesmo tempo também fazemos a experiência do amor misericordioso de Deus por cada um de nós.
 
Através do silêncio e esvaziamento, somos capazes de deixar que Deus nos preencha com sua bondade e ternura. Somos convidados a olhar para dentro de nós mesmos com o olhar do Senhor de maneira que, pouco a pouco vamos encontrando as respostas para nossas dúvidas, as quais muitas vezes somos impedidos pela rotina do dia-a-dia, correria, trabalho, preocupações, etc... coisas que são comuns na sociedade em que vivemos. O retiro nos oferece a oportunidade de recomeçar novamente, mas de maneira diferente, com novo ardor e novo entusiasmo. O retino nos proporciona a paz interior, requisito indispensável para conseguirmos conciliar em nossa vida, trabalho, oração, e tudo o que a vida nos convida a superar no dia-a-dia nesta caminhada de discípulos(as) do mestre."
Ir. Josely Belinovski
 
Agradecemos a todos(as) que estiveram unidos(as) conosco nesses dias de retiro. Tempo muito especial em nossas vidas onde podemos em maior sintonia com o Nosso Amado, refazer as forças, nos entusiasmar sempre mais e assim prosseguir com ardor novo em nossa jornada missionária. Aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria. Honra e Glória!!
 

Um comentário:

  1. Realmente uma experiência marcante o retiro em Aparecida do Norte, no "colo da Mãe". Foram 5 dias de silêncio, paz, encontro consigo mesmas e com o Senhor. Obrigada ao Pe. Vinícius que nos possibilitou esse retiro e nos conduziu. Obrigada ao Instituto por nos ter dado essa oportunidade. Obrigada Senhor! Ir. Lorena

    ResponderExcluir