quinta-feira, 12 de julho de 2012

13 de julho de 2012 – 18 anos da morte de Irmã Casilda Di Filippi de S. José

Nasceu em Castel di Sangro no dia 27 de novembro de 1919, entrou na Vida Religiosa no dia 13 de março de 1938 aos 19 anos de idade.
As etapas da sua atividade foram: em Atessa, como cozinheira na creche;
Em Chieti no seminário a serviço dos vocacionados ao sacerdócio;
Em Mazzagrogna, na Escola Maternal; em Pescara, na clínica entre os doentes.
Em 1963 foi habitar na Casa Generalícia no Trullo para preparar-se para a missão e no dia 23 de dezembro chegou ao Brasil. Neste mesmo ano prestou serviço no seminário dos Padres Escalabrinianos, em São Paulo. Ali trabalhou por 4 anos como responsável da lavanderia.
No dia 7 de julho de 1969 foi transferida para Osvaldo Cruz no Lar São Vicente de Paulo. Foi superiora da comunidade das Irmãs e responsável pelo Lar dos idosos até 1993. Durante todos esses anos, não mediu esforços trabalhando humildemente em favor dos menos favorecidos.
 Depois de ter deixado o cargo de Superiora continuou assiduamente na mesma dedicação, vivendo ainda mais intensamente sua consagração a Deus no total desapego de si mesma.
Durante a sua vida demonstrou grande amor e dedicação ao Instituto, vivendo na simplicidade e na humildade a sua doação a Deus, demonstrando seu amor pelos Sagrados Corações através do Serviço aos mais necessitados.
Irmã Casilda tinha um “coração de mãe”, acolhia a todos com ternura no olhar, era pronta para perdoar, silenciosa e forte na fé. Em sua oração pessoal escrevia: “Ajuda-me Jesus a crescer cada vez mais na vida de santidade para a tua Glória! Aceita também o meu pranto de reparação pelas minhas falhas e na tua Bondade Infinita enriqueça-me com a tua Misericórdia. Abençoa o amado Instituto dos Sagrados Corações e esta missão”.
Quanto á sua saúde demonstrou nos dois últimos anos um pouco abalada, atacada por uma forte tosse e sofria desgastes nos joelhos, mas isso não lhes causava desânimo, ao contrário, continuava trabalhando sempre alegre.
No último ano o que mais lhe afadigava era um sono incansável que sentia, e não conseguia dominar, mas não sentia dor alguma. Foi ao médico, fez o Eletrocardiograma, mas o exame não constou anormalidade. A respeito da tosse.segundo o diagnóstico, constatou problema pulmonar. Começou o tratamento adequado demonstrando boa melhora. Após o retrocesso de uma forte gripe, mesmo com assistência médica em casa, precisou ser levada á santa Casa da cidade, na qual ficou internada por três dias.
Para Irmã Casilda não faltou a assistência das Irmãs presentes, tanto em casa como no Hospital. Sendo também fortalecida pelo  Sacramento da Eucaristia levada diariamente pelas Irmãs e sacerdote. Durante sua enfermidade, demonstrava-se muito serena, a qual os próprios médicos se admiravam de sua fortaleza, pois ela não se queixava de nada, sempre com o sorriso nos lábios a quem se aproximava dela, confortando com as palavras: “estou bem”. No seu último instante, se encontrava em companhia da noviça, Irmã Inez.
No dia 13 de julho de 1994 ás 14:30, aos 75 anos de idade, dos quais 56 de Vida Religiosa, a Irmã Casilda adormeceu em Cristo, mas deixou no coração de cada uma das Irmãs, o seu exemplo de amor, fidelidade, humildade, docilidade, simplicidade.
Mulher de fé, serena, amável e silenciosa, da qual jamais vamos esquecer.
Conservamos entre nós, uma lembrança boa desta Irmã, que, pelos cuidados e carinhos que tinha, foi para todas nós, uma verdadeira mãe. O Exemplo de sua vida permanece para todos os que a conheceram. Como também permanece uma grande saudade.


Dai-lhe Senhor o Eterno repouso, e a Luz perpétua a iluminem. Descanse em Paz. Amém!

2 comentários:

  1. Quem teve o grande privilégio de conviver com esta "Santa" Irmã Cacilda confirma sim que tudo o que por aqui relatam dela, é a mais pura verdade.Ela era sim a Humildade em pessoa,o seu amor não tinha medidas,não tinha limite.Não tinha vergonha de pedir perdão em público por algum erro ou alguma falta,não media esforços em servir os velhinhos e tratá-los com amor e caridade.Tinha prazer em relatar sempre pra nós mais jovens sentadinha naquele poço arteziano do asilo S.Vicente de Osvaldo Cruz, a tragetória de sua vocação como exemplo de perseverança,defidelidade e vitória alcansada até ali;O seu Testemunho, a sua presença era luz e força para os nossos caminhos que a ouvía-mos.Para mim, era a imagem do próprio Cristo revestido naquela figura tão Angelical.Ainda neste mundo, existem pessoas Santas de Alma e de coração além da dedicação...Porisso,Louvado seja Deus hoje e para todo sempre pelo Instituto das nossas irmãzinhas dos Sagrados Corações de Jesua e Maria.Amém. Paula

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulinha, não sei porque hj vim ler esse teu comentário... me emocionei ao ler...
    realmente, vc que como eu vivemos com ela, podemos dizer que de fato ela era e foi pra cadauma de nós, um modelo de vida, de serviço e doação. Nunca vi sair da sua boca uma palavra de reclamação.
    E sabe, na hora da sua morte, foi mais lindo ainda. Doente na cama de hospital ela dizia a todos que a visitavam: não se preocupem, estou bem. estive com ela duas horas antes da sua morte, e pude sentir como morrem as pessoas que vivem bem.
    Obrigada Paula, pelo seu comentário. Com certeza, vc é uma das pessoas que do céu Madre Casilda está intecedendo.
    obrigada tbm pelo teu carinho por nós. abração bem grande pra vc

    ResponderExcluir