sexta-feira, 20 de julho de 2012

Julho, mês do Preciosíssimo Sangue de Jesus.


Milagre de Lanciano
O mês de julho foi estabelecido pela Igreja como o mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus. A piedade cristã sempre manifestou, através dos séculos, especial devoção ao Sangue de Cristo derramado para a remissão dos pecados de todo o gênero humano,  por ocasião da Paixão e Morte de Jesus e atravessando a história até hoje com Sua presença real no Sacramento da Eucaristia. 
Desde tempos muito remotos, a devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus sempre esteve presente e  floresceu cada vez mais em meio ao clero e  aos fiéis, através de solenidades, preces públicas e  Ladainha própria, com o fim de pedir a Deus perdão dos pecados, afastar os fiéis dos justos castigos, implorar as bênçãos do céu sobre os frutos da terra, e prover nossas necessidades espirituais e temporais.
No século passado, foi São Gaspar de Búfalo admirável propagador desta insigne devoção, tendo o merecimento da aprovação da Santa Sé e por isto até hoje é conhecido como o "Apóstolo do Preciosíssimo Sangue". Foi por ordem do Papa Bento XIV que foram compostos a missa e o ofício em honra ao Sangue de Jesus para finalmente ser estendida à Igreja Universal por decreto do Papa Pio IX.
O Papa João XXIII, cuja família desde a sua infância foi fiel devota ao Preciosíssimo Sangue,   também perpetrou esta santa devoção, tendo logo no início de seu pontificado escrito a Carta Apostólica Inde a Primis, a fim de promover o seu culto, conforme fez menção o Papa João Paulo II em sua Carta Apostólica Angelus Domini, onde frisa o convite de João XXIII sobre o valor infinito daquele sangue, do qual "uma só gota pode salvar o mundo inteiro de qualquer culpa".
Sejamos, portanto, também devotos propagadores desta extraordinária e salutar prática da piedade cristã.


Ladainha do Preciosíssimo Sangue (Aprovada pelo Sumo Pontífice João XXIII)
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai do Céu, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Sangue de Cristo, Sangue do Filho Unigênito do Eterno Pai, salvai-nos.
Sangue de Cristo, Sangue do Verbo de Deus encarnado, salvai-nos.
Sangue de Cristo, Sangue do Novo e Eterno Testamento, salvai-nos.
Sangue de Cristo, correndo pela terra na agonia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, manando abundante na flagelação, salvai-nos.
Sangue de Cristo, gotejando na coroação de espinhos, salvai-nos.
Sangue de Cristo, derramado na cruz, salvai-nos.
Sangue de Cristo, preço da nossa salvação, salvai-nos.
Sangue de Cristo, sem o qual não pode haver redenção, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que apagais a sede das almas e as purificais na Eucaristia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, torrente de misericórdia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, vencedor dos demônios, salvai-nos.
Sangue de Cristo, fortaleza dos mártires, salvai-nos.
Sangue de Cristo, virtude dos confessores, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que suscitais almas virgens, salvai-nos.
Sangue de Cristo, força dos tentados, salvai-nos.
Sangue de Cristo, alívio dos que trabalham, salvai-nos.
Sangue de Cristo, consolação dos que choram, salvai-nos.
Sangue de Cristo, esperança dos penitentes, salvai-nos.
Sangue de Cristo, conforto dos moribundos, salvai-nos.
Sangue de Cristo, paz e doçura dos corações, salvai-nos.
Sangue de Cristo, penhor de eterna vida, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que libertais as almas do Purgatório, salvai-nos.
Sangue de Cristo, digno de toda a honra e glória, salvai-nos.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus,que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.

V.: Remistes-nos,Senhor, com o Vosso Sangue.
R.: E fizestes de nós, um reino para o nosso Deus.

Oração:
Todo-Poderoso e Eterno Deus, que constituístes o Vosso Unigênito Filho, Redentor do mundo, e quisestes ser aplacado com o seu Sangue, concedei-nos a graça de venerar o preço da nossa salvação e de encontrar, na virtude que Ele contém, defesa contra os males da vida presente, de tal modo que eternamente gozemos dos seus frutos no Céu.
Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. Assim seja.

Oferecimento:
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Sangue Preciosíssimo de Jesus Cristo em desconto dos meus pecados, em sufrágio das santas almas do Purgatório e pelas necessidades da Santa Igreja e por todos os doentes.

Súplica a Nossa Senhora:
Mãe Dolorosa, peço-vos pelo Vosso sofrimento na morte de Vosso Filho, que ofereçais ao Pai Eterno o precioso Sangue que jorrou das Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo Crucificado pelos pobre Sacerdotes transviados, que se tornaram infiéis a sua sublime vocação, para que quanto antes voltem junto ao Bom Pastor. Amém.

Confira o vídeo com a participação de Monsenhor Jonas Abib:



Fonte:  http://www.vatican.va  - Site do Vaticano     

quinta-feira, 12 de julho de 2012

13 de julho de 2012 – 18 anos da morte de Irmã Casilda Di Filippi de S. José

Nasceu em Castel di Sangro no dia 27 de novembro de 1919, entrou na Vida Religiosa no dia 13 de março de 1938 aos 19 anos de idade.
As etapas da sua atividade foram: em Atessa, como cozinheira na creche;
Em Chieti no seminário a serviço dos vocacionados ao sacerdócio;
Em Mazzagrogna, na Escola Maternal; em Pescara, na clínica entre os doentes.
Em 1963 foi habitar na Casa Generalícia no Trullo para preparar-se para a missão e no dia 23 de dezembro chegou ao Brasil. Neste mesmo ano prestou serviço no seminário dos Padres Escalabrinianos, em São Paulo. Ali trabalhou por 4 anos como responsável da lavanderia.
No dia 7 de julho de 1969 foi transferida para Osvaldo Cruz no Lar São Vicente de Paulo. Foi superiora da comunidade das Irmãs e responsável pelo Lar dos idosos até 1993. Durante todos esses anos, não mediu esforços trabalhando humildemente em favor dos menos favorecidos.
 Depois de ter deixado o cargo de Superiora continuou assiduamente na mesma dedicação, vivendo ainda mais intensamente sua consagração a Deus no total desapego de si mesma.
Durante a sua vida demonstrou grande amor e dedicação ao Instituto, vivendo na simplicidade e na humildade a sua doação a Deus, demonstrando seu amor pelos Sagrados Corações através do Serviço aos mais necessitados.
Irmã Casilda tinha um “coração de mãe”, acolhia a todos com ternura no olhar, era pronta para perdoar, silenciosa e forte na fé. Em sua oração pessoal escrevia: “Ajuda-me Jesus a crescer cada vez mais na vida de santidade para a tua Glória! Aceita também o meu pranto de reparação pelas minhas falhas e na tua Bondade Infinita enriqueça-me com a tua Misericórdia. Abençoa o amado Instituto dos Sagrados Corações e esta missão”.
Quanto á sua saúde demonstrou nos dois últimos anos um pouco abalada, atacada por uma forte tosse e sofria desgastes nos joelhos, mas isso não lhes causava desânimo, ao contrário, continuava trabalhando sempre alegre.
No último ano o que mais lhe afadigava era um sono incansável que sentia, e não conseguia dominar, mas não sentia dor alguma. Foi ao médico, fez o Eletrocardiograma, mas o exame não constou anormalidade. A respeito da tosse.segundo o diagnóstico, constatou problema pulmonar. Começou o tratamento adequado demonstrando boa melhora. Após o retrocesso de uma forte gripe, mesmo com assistência médica em casa, precisou ser levada á santa Casa da cidade, na qual ficou internada por três dias.
Para Irmã Casilda não faltou a assistência das Irmãs presentes, tanto em casa como no Hospital. Sendo também fortalecida pelo  Sacramento da Eucaristia levada diariamente pelas Irmãs e sacerdote. Durante sua enfermidade, demonstrava-se muito serena, a qual os próprios médicos se admiravam de sua fortaleza, pois ela não se queixava de nada, sempre com o sorriso nos lábios a quem se aproximava dela, confortando com as palavras: “estou bem”. No seu último instante, se encontrava em companhia da noviça, Irmã Inez.
No dia 13 de julho de 1994 ás 14:30, aos 75 anos de idade, dos quais 56 de Vida Religiosa, a Irmã Casilda adormeceu em Cristo, mas deixou no coração de cada uma das Irmãs, o seu exemplo de amor, fidelidade, humildade, docilidade, simplicidade.
Mulher de fé, serena, amável e silenciosa, da qual jamais vamos esquecer.
Conservamos entre nós, uma lembrança boa desta Irmã, que, pelos cuidados e carinhos que tinha, foi para todas nós, uma verdadeira mãe. O Exemplo de sua vida permanece para todos os que a conheceram. Como também permanece uma grande saudade.


Dai-lhe Senhor o Eterno repouso, e a Luz perpétua a iluminem. Descanse em Paz. Amém!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Renovação dos Santos Votos

No mês de Junho a Igreja celebra o mês do Sagrado Coração de Jesus. E para nós, Irmãs Missionárias dos Sagrados Corações, esse, é o mês mais significativo.
Todos os anos na Solenidade do Coração de Jesus, as Irmãs Professas Renovam os votos de Castidade, Pobreza e Obediência.
No Compromisso do seguimento de Cristo, os votos são respostas a um dom recebido de Deus para fazer oferta de si mesmo a Cristo na liberdade para conformar-se a Ele, a participar mais intimamente de sua missão.
Essa Renovação, que chamamos de Renovação devocional, tem o seu próprio rito conforme o Diretório do nosso Instituto. Ele acontece dentro da Celebração da Santa Missa, precisamente antes do Ofertório. É um rito simples, rápido, mas que carrega um significado profundo para cada uma das Irmãs. Pois nessa grande solenidade celebrada por toda a Igreja, nós dizemos publicamente que queremos permanecer Consagradas a Esse Amor, que nos amou por primeiro.  
E é nesse Coração - fornalha ardente que cada missionária, se forma se consagra e trabalha para tornar-se apóstola da sua mensagem de salvação.



quarta-feira, 4 de julho de 2012

Encontro Vocacional

Nos dias 8,9 e 10 de Junho 2012, aconteceu mais um Encontro Vocacional no nosso Instituto. Este foi o segundo do ano e realizou-se em Teixeira Soares PR. Participaram 10 jovens de Irati, Teixeira Soares, Ponta Grossa, Osvaldo Cruz, Junqueirópolis e São Paulo.
O tema principal que foi trabalhado foi: A QUE SOU CHAMADA?

Abaixo os alguns testemunhos das participantes do encotro:
"Um verdadeiro encontro com Deus. Tudo que passei ali valeu a pena, cada palavra, cada companhia, cada sorriso, cada lágrima, cada silêncio. Uma experiência única e maravilhosa."

"Foi um encontro muito aprofundado!!! Cada momento era sagrado!As palestras, os momentos em especial que entramos em contato íntimo com DEUS como o momento do deserto, as descontrações.Vale e muito fazer uma experiência, um encontro!não tenham receio de fazer uma experiência!ESTAR COM DEUS É SENTIR-SE NOS BRAÇOS DELE!!"

"O retiro foi para mim, uma experiência concreta da voz e da Vontade de Deus para minha vida, pude perceber nos mínimos detalhes o cuidado de Jesus para com meu coração receoso. ELE me ouviu, mas também falou, entre muitas coisas o que ficou mais forte foi a passagem que diz: “ Não foste vós que me escolhestes, mas Eu escolhi a vós”. Tive também uma experiência inesquecível com Nossa Senhora Rosa Mística. Vale a pena se aventurar por esse caminho! Como São Francisco diz: “Jesus é um abismo, então salte” Eu desejo pular sem pára quedas."

"Um encontro pessoal com Jesus! Onde tive a oportunidade de colocar o meu coração, meus sonhos e minha vida dentro do coração Dele e nas mãos de Nossa Senhora! Senti a presença muito doce e carinhosa de Maria a todos os instantes, me senti uma filha muito querida e confiada por Deus e Nossa Senhora! Uma experiencia de amor, carinho e muita fé!"

Houveram vários momentos: reflexões, dinâmicas, partilhas, Adoração, Momento Mariano, brincadeiras, entre outras coisas.



A você jovem que sentir vontade de dar essa possibilidade a você mesma de parar um pouco e refletir sobre tua vida e o Infinito amor de Deus por você, saiba que nosso Instituto oferece essa oportunidade. Venha nos conhecer e saberá como participar desses encontros.