quinta-feira, 21 de junho de 2012

Entrevista na rádio 9 de Julho no programa "Nos passos de Paulo"

No dia 28 de maio de 2012 a Irmã Maria Fabiana, missionária do nosso Instituto, foi entrevistada no programa “Nos passos de Paulo” da rádio “9 de Julho”. Muito bem acolhida pelas Irmãs Paulinas, contou um pouquinho da história do nosso Instituto e cantou, mostrando o amor pela sua vocação.
Também foram sorteados o livro "30 dias com o Sagrado Coração de Jesus" e dois chaveiros para ouvintes.
Abaixo, uma síntese do que foi ao ar, além do link para você poder ouvir, na íntegra, a entrevista e também algumas fotos.
Agradecemos a Irmã Rosa, Irmã Rosinha e Irmã Edicleia pela calorosa acolhida e desejamos que Jesus continue abençoando esse programa que evangeliza através das ondas do rádio.



O Instituto nasceu em Roma em 1886. As fundadoras, Madre Rosa Rosato e Madre Rosa D’Ovidio, com riqueza de dons e diversidade pessoais, propõem e sintetizam o carisma, que é o de “Viver o seguimento do Coração de Cristo, à luz do Coração de Maria, ao serviço dos irmãos pobres e sofredores”.


É nos Sagrados Corações que se encontra o elemento fundamental do carisma. A teologia do Coração de Jesus, á qual fazemos referência, se evidencia na expressão do próprio Cristo: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de Coração”. E é na contemplação desse Coração manso e Humilde que a Irmã aprende a ser mais parecida com ELE.
O Coração de Cristo é o lugar do amor de Deus: Fazer a experiência do amor, para poder irradiar alegria, serenidade em todas as circunstâncias da vida.
Lugar de obediência ao Pai: A Irmã aprende o que significa ser pessoa inteiramente consagrada a Deus e ser pessoas plenamente disponíveis nas mãos do Pai.
Lugar da Comunhão: É acolher o convite de Jesus “Vinde a mim vós todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Nesse santuário (Coração de Jesus) a missionária encontra a unidade e comunhão como irmãs.
Lugar da reparação: No Coração transpassado de Cristo, a Missionária dos Sagrados Corações, compreende o mistério do perdão. E que a Reparação, não consiste somente em obras de penitência pessoais, mas no desenvolvimento da vida de fé e na entrega de si mesmo a Deus, para que Ele seja o centro das próprias aspirações.
As Fontes pelas quais se alimentam e se sentem chamadas a imitar Jesus e Maria é a Eucaristia e o Santo Evangelho.
A característica do seguimento de Cristo das Missionárias dos Sagrados Corações IMSCJM é um profundo e extraordinário amor a Eucaristia, como centro da própria vida diária. E seu estilo de vida é acolhimento, amabilidade, misericórdia, perdão, imolação.
Os Corações de Jesus e Maria se tornam para nós irmãs a fornalha ardente onde se forma se consagra e trabalha cada missionária, para tornar-se apóstola da sua mensagem de salvação.
Maria se apresenta como Aquela que vive plenamente a sua consagração total a Deus. Portanto, a Missionária dos Sagrados corações, olhando o exemplo de Maria, assimila as características do seu Coração: sábio, dócil, novo, manso, simples, puro, forte, vigilante... e encontra sempre em Maria a força, o entusiasmo, a medida para acolher a salvação e para testemunhar a própria pertença a Deus.


O Instituto procura viver o Carisma de maneira concreta, no cuidado com crianças pobres, idosos, doentes; assistência nas várias pastorais e movimentos nas paróquias; Abertas ao que Deus pede cada dia nos dispomos ao trabalho missionário nas paróquias e lugares onde somos chamadas.
As Irmãs estão presentes no Brasil, desde 1963. Em agosto faremos a abertura do ano Jubilar, (50 anos de presença no Brasil). Presentes também desde 1989 na Coréia; em 2000 na Tanzânia e 2005 na Guatemala.


Irmã M. Fabiana, Irmã Rosa, Irmã Edicleia e Irmã Rosinha sentada

Nenhum comentário:

Postar um comentário