quarta-feira, 17 de abril de 2013

O Grande Tesouro

Quero partilhar uma das coisas mais importante que aconteceu na minha vida. Quando conhecemos uma pessoa, ela deixa alguma marca, seja negativa ou positiva. No longo caminho da vida encontramos muitas pessoas, com algumas, nós paramos e conversamos, outras, nós somente a cumprimentamos e ainda outras somente a olhamos e não dizemos nada. Mas nessa longa estrada da vida eu encontrei com alguém que nunca mais esqueci, sua presença foi tão marcante que jamais consegui esquecê-lo, e este é JESUS, o meu grande amigo que está sempre ao meu lado. Conhecer Jesus foi o melhor presente que eu já recebi em toda a minha vida, um presente que a cada dia se apresenta de uma forma diferente, um presente que dentro de si, traz muitos outros presentes que são, para mim, uma riqueza muito grande, um tesouro que eu encontrei e não quero me desfazer nunca mais. Encontrar esse amigo é uma grande alegria porque Ele provocou uma reviravolta no meu coração e muitas mudanças foram acontecendo e quando eu me dei conta, minha vida toda estava envolvida pelo Coração desse grande Amigo. Quero através das minhas palavras e atitudes fazer com que esse meu Amigo seja reconhecido como Amigo de muitos, especialmente daqueles que perderam a esperança e o sentido da vida, afim de que façam a experiência do amor de Deus. Que Jesus encontre corações generosos que O acolham e que todos possam abrir o coração para deixar-se envolver por esse grande amor misericordioso que sai do Coração de Jesus.
Nos caminhos da vida Jesus está a sua espera. Porque não ir ao seu encontro?
 Ir. Vania Jesus dos Santos
 


terça-feira, 2 de abril de 2013

Celebrando a Páscoa

  O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).


 
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.

 
 
 
 
Avançamos um pouco mais em nossa caminhada pascal reconhecendo na presença do ressuscitado a força para sermos testemunhas do seu amor por meio do Espírito.

Logo após ter se apresentado como o caminho que nos leva ao Pai, o Senhor Jesus começa a preparar os seus discípulos para a sua ausência iminente; o seu retorno representa a conclusão de um tempo e o início de outro: da ação do seu espírito junto à Igreja.
 
A condição de viver no amor e da guarda dos mandamentos como garantia de vida plena tem como consequência o cumprimento de uma promessa: a de recebermos um outro defensor – o espírito da verdade! Verdade essa que é o próprio Jesus, pois foi assim mesmo que o Senhor se apresentou a nós conforme o Evangelho: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Tudo isso para não nos deixar “órfãos” e totalmente entregues as estruturas que excluem e oprimem os mais pobres.
 
  
 
Celebremos a páscoa de Jesus que se manifesta em todos os que acolhem no amor e na força renovadora do espírito, guardando os ensinamentos do mestre e agindo como agentes transformadores do mundo por meio do Evangelho.
 
 
  

A Ressurreição de Cristo é fundamental de nossa fé, que nos impõe a nossa ressurreição, começando morrer para o pecado, assumindo uma nova vida em Cristo. Neste ano da fé poderemos nos questionar como Paulo, (1 Cor 15,17) “ se Cristo não Ressuscitou ilusória é a nossa fé”.
 



A Ressurreição é uma imensa alegria e grande esperança de um novo dia, novo tempo, uma nova vida que chega, Jesus estará sempre vivo e presente no meio de nós.
 
 

 

 Refletindo sobre o túmulo vazio de Jesus evoca o Cristo Ressuscitado, Ele venceu a morte ao Ressuscitar dos mortos. É sinal de que a ação de Deus em Jesus não termina na morte e no medo. Poderemos nos encontrarmos com Jesus se continuarmos o projeto por Ele iniciado. Jesus Ressuscitado não é apenas um corpo redivivo, mas uma presença contínua entre aqueles que continuam o seu caminho.

Sempre é tempo de pedir perdão e de perdoar,  tirar o pasto que atrapalha o broto e regar a semente de um novo amanhã, que desejamos todos sermos menos violento, sem falsas promessas e falsos moralismos, mas abundante de amor, de paz, de oportunidades, de ética, de solidariedade de trabalho que seja verdadeiramente em prol de quem necessita e não para alimentar vaidades escondidas e outras nem tão escondidas.
 
Que tenhamos todos o compromisso de manter fidelidade à palavra empenhada, de melhorar a nós mesmos, de educar nossas crianças, de promover o bem em nossa família, nas instituições que frequentamos na comunidade que vivemos. O amanhã é nossa responsabilidade. Que os ensinamentos DELE, estejam sempre vivos no coração de todos.
 
Que a Páscoa deste ano desperte em nossos corações o desejo de Ressuscitarmos com Cristo, procurando e pensando nas coisas do alto e acima de tudo vivendo a nossa vida de acordo com a vontade de Deus, escondidos no amor e no coração de Cristo.


 
 
O que precisamos deixar morrer em nós para Ressuscitar com Cristo?
 
 
  
Cristo ressuscitou!! Aleluia!! Feliz Páscoa à todos!!