quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Festa na família religiosa - Jubileu de Prata

Ir. Maria Alice celebra seus 25 anos de Consagração 

"Não foste vós que me escolheste,  fui eu que vos escolhi" (Jo 15, 16)

No dia 16 de fevereiro de 2012 estou completando 25 anos de início de minha Vida Religiosa.
O que dizer??? Tantas coisas...  vou tentar relatar um pouco das descobertas do Amor de Deus e alguns serviços que com a Graça Dele pude e posso realizar em benefício dos irmãos, adultos, jovens e crianças. Acredito que quando Jesus chama alguém para segui-lo na Vida Religiosa, faz um convite para estarmos dispostos a colocar  a própria vida a serviço dos pobres e sofredores, para gerar vida. Seguir a Jesus é um caminho que assumo a percorrer junto com Ele e com Maria, o meu caminhar deve ser tentar viver segundo o seu exemplo. Ele quis estar no meio do seu povo não como aquele que é servido e reverenciado, mas simplesmente como aquele que serve. Por isso eu também quero doar-me a Deus com a minha vida, nas pequenas coisas, nos fatos pequenos ou grandes, que o percurso da caminhada proporciona.


No decorrer destes anos, após a formação religiosa inicial, tive a oportunidade de conviver muitos anos na minha própria comunidade de origem em Ponta Grossa, onde estive de 1991 até 1994; neste período fiz curso de Magistério no Colégio Sagrada Família e auxiliei na catequese da Comunidade Nossa Senhora Medianeira. No início de 1995 fui transferida para São Paulo Capital para trabalhar como diretora e professora da Escola de Educação Infantil das Irmãs dos Sagrados Corações. Nesta cidade vivi sete anos, trabalhando com as crianças e junto com elas descobrindo a beleza e a ternura de Deus, que se revela tão puro e sabiamente no coração dos pequeninos, me recordo os momentos de orações que fazia com elas a pureza das palavras que usavam para se dirigir a Deus. Em São Paulo fiz o Curso de Pedagogia na Universidade Mackenzie.


No ano de 2002 retornei à Ponta Grossa, neste período exerci o serviço de Coordenação da Creche Sagrados Corações, trabalhei junto com os Padres Agostinianos na Pastoral Juvenil, dentro da espiritualidade do Movimento dos Focolares, e auxiliei a comunidade em outros trabalhos que necessitavam de minha ajuda. Em agosto de 2011 junto com a comunidade dos Focolares, formamos um grupo de Gen 4 na Creche Sagrados Corações. Em outubro de 2011, fui convidada a fazer uma nova experiência como missionária na Guatemala onde estou vivendo atualmente. Sinto-me feliz porque Deus me escolheu e me enviou a esta missão, aqui é outra realidade, um mundo muito diferente do que vivia no Brasil, estou descobrindo um pouco da bela cultura do povo Maya.


Agradeço de todo o meu coração, a minha família por sempre ter me apoiado na minha vocação, as Irmãs dos Sagrados Corações por me acolherem nesta família e por tudo o que a Congregação me proporcionou para que eu crescesse profissionalmente e como pessoa, tudo o que sou hoje, devo a minha Congregação e a todas as pessoas que conviveram comigo nestes anos, pela amizade, confiança e apoio que deram na realização de todos os trabalhos das obras pelas quais fui responsável, as minhas queridas crianças por me ensinarem a ternura e simplicidade de Deus.

Concluo como um poema de Mário Quintana, adaptado para a ocasião:

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, já...
Quando se vê, já passaram 25 anos!
25 anos que o Senhor me chamou para consagrar a Ele minha vida...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o Amor que está a minha frente e diria que eu O amo...
E tem mais: não deixaria de fazer algo em beneficio do próximo devido à falta de tempo, por que tempo é a gente que faz.
Uma única coisa peço ao Senhor, que tenha de tempo suficiente para amá-lo, e assim reparar pelas vezes que não amei  de verdade.
Desejo apenas, viver bem o momento presente!  O passado já se encontra na misericórdia de Deus. O futuro? Toda via está em suas mãos!  Eu somente tenho por um instante o presente...


Graças Senhor por teu grande amor, sempre presente em cada instante de minha vida...
Para ver as fotos, clique aqui 

4 comentários:

  1. Parabéns, Irmã Maria Alice! 25 anos de amor e doação, rosas oferecidas aos corações de Jesus e Maria que com certeza serão colhidas no Paraíso pela senhora. Deus continue abençoando sua vocação! Abraço. Lidia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Irmã Maria Alice.
    Que Deus ilumine sempre seus passos e te dê luz, sabedoria e olhos puros para encontrá-lo em cada pessoa, em cada realidade, em cada caminho que ele te permite caminhar. Um grande e saudoso abraço. Com carinho e amizade: Maria de Lourdes

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Irmã Maria Alice! Que Deus sempre lhe abençoe e ilumine em toda a sua vida! Que Ele te de muita saúde, fé e perseverança no serviço ao Reino de Deus!Obrigado por fazer parte da minha vida, especialmente nos momentos de retiros e trabalhos com a juventude da Paróquia Nossa Senhora do Pilar! Um grande abraço! Saudades!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns irmã Maria Alice,
    Deus te abençoe e que Maria Santissima sempre esteja com vc!
    abraço a vc e a todas as irmãs
    saudades,
    Carinhosamente,
    Lidy

    ResponderExcluir