domingo, 27 de novembro de 2011

TEMPO DO ADVENTO

Finaliza-se mais um ano litúrgico e inicia o Advento.
A primeira vinda já aconteceu. A segunda ainda não.
O que fazer entre uma e outra?


Texto: Postulantes das Irmãs Missionárias dos Sagrados Corações de Jesus e Maria

O primeiro significado do advento não é o de preparar o Natal porque Jesus já nasceu. O novo povo de Deus, que somos nós, está encarregado de preparar a segunda vinda. A preparação para a primeira vinda do Salvador foi acontecendo dentro da história do povo “escolhido por Deus”, o povo de Israel. A preparação para a segunda vinda vai acontecendo também dentro da história da humanidade toda. Não é mais um só povo que prepara a vinda de Cristo, é toda a humanidade.

Todos os acontecimentos da história nos revelam a presença de Deus em meio ao seu povo. Nós precisamos ter sensibilidade para ir descobrindo nos acontecimentos os sinais de Deus. É o tempo de voltarmos para Deus que nos ama e que está bem perto de nós. É tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança, esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das perseguições.

João Batista é uma figura marcante do advento, ele anunciou que a salvação é a remissão de todos os pecados não é por méritos humanos e sim resultado de imensa misericórdia de Deus. Por seu impressionante e vigoroso testemunho de adesão a Cristo cedeu lugar ao Messias na corajosa tomada de posição: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua”. João Batista anunciava Cristo já presente no meio do povo, ele foi o último dos profetas do antigo testamento e o primeiro do novo testamento. Todos os profetas anunciaram o Cristo que viria e João anunciou o Cristo já chegado.

Os que se comprometem com o projeto de Deus têm em João Batista um exemplo acabado de pessoa comprometida e consequente com seu compromisso. Somos chamados à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo não há como viver a alegria e a esperança da sua vinda. É necessário que “preparemos o caminho do Senhor” nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na palavra.

Coroa do advento
O que é?

A coroa do advento contém uma linguagem de silêncio, mas que fala forte através do círculo, da luz, das cores, dos gestos correspondentes... É preparada com ramos de cipestre, de pinheiro ou de outra árvore ornamental que lembra a esperanã cristã, alimentada com a proximidade do Natal e quatro velas que vão sendo acesas a cada domingo.

Origem.

Surgiu na Alemanha, no século XIX, ao Norte. Os colonos, para comemorarem a chegada do Natal, a noite mais fria do ano, acendiam fogueiras e sentavam-se ao redor. Mais tarde, não podendo acendê-las dentro de casa, tiveram a idéia de tecer uma coroa de ramos de abeto (uma espécie de pinheiro), enfeitando-a com flores e velas.

A forma circular

A coroa de forma circular significa sem começo e sem fim. É sinal do amor de Deus, que é eterno, é também da nossa initerrupta dileção ao Criador e a o próximo. A circularidade está ligada à perfeição. O redondo cria harmonia, junta, une. Lembra-nos, que somos integrantes de um mundo circular, onde o processo do universo e da vinda é cíclico: o círculo do ano, do tempo, o ir e vir da história, sempre marcado pela presença daquele que é a luz do mundo.

As velas

No advento, a cada domingo, acende-se uma vela da coroa. De uma a uma, a luz vai aumentando, até chegar na grande festa da luz que proclama Jesus Cristo como Salvador, Sol do nosso Deus que nos veio visitar, que armou sua tenda entre nós. A luz das velas simboliza a nossa fé e nos leva à oração, e simbolizam as quatro manifestações de Cristo:

Encarnação, Jesus Histórico;
Jesus nos pobres e necessitados;
Jesus nos Sacramentos;
Parusia: Segunda vinda de Jesus.

Cores

1° Domingo – Vela verde: Significa esperança, simboliza a alegria do Rei David, que celebra a aliança e sua continuidade.

2° Domingo – Vela branca: significa paz, pureza e vitória; simboliza o perdão a Adão e Eva.

3° Domingo – Vela rosa: significa alegria, antecede o natal, representa o ensinamento dos profetas que anunciaram um reino de paz e de justiça. Durante o advento prevalece a cor roxa, simbolo da interiorização, expectativa, angustia da espera, recolhimento.

4° Domingo - Vela vermelha: significa o sangue derramado, o Espírito Santo, o amor, representa a fé dos patriarcas, os quais creram no dom da terra prometida.

Boa preparação para o Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário