segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Encontro Vocacional - Outubro

Nos dias 19 20 e 21 de outubro tivemos nosso encontro vocacional, com a graça de Deus tivemos 17 jovens participando e conhecendo melhor o nosso carisma.
Cada encontro ou retiro é único, pois são pessoas ou situações e necessidades diferentes. São experiências também diferentes.
Para nós Irmãs, o encontro começa a ser preparado muito antes de a data ser marcada, pois ele já vai sendo pensado e programado com orações de intercessão por cada uma das jovens que virão, as quais o Senhor mesmo vai convidar e atrair.
Pois acreditamos que aquelas que vem, são porque sentem no coração um desejo de se encontrar com Deus. E é isso que procuramos oferecer a cada uma.
Particularmente este encontro foi muito significativo, pela participação e interesse das jovens, algumas se despertando para a Vocação à Vida Consagrada. Isso muito nos alegra e nos anima a continuar dando oportunidades para que as jovens possam ter um tempo e espaço para o dialogo com Deus e consigo mesma.
A você jovem que já participou, fica o insistente convite: “NÃO DIGA NÃO Á VONTADE DE DEUS. POIS ELE JAMAIS PEDIRÁ ALGO, QUE NÃO SEJA PARA TUA FELICIDADE”!
E a você que ainda não participou, sinta-se convidada a experimentar o AMOR DOS SAGRADOS CORAÇÕES!
Irmã Fabiana

Algumas jovens deixaram o seu depoimento contando como foi o encontro para elas:
 
"Gostei muito do retiro. Foi um final de semana maravilhoso.
É muito bom porque temos um encontro com Deus.
Quando me convidaram, achei que seria legal, mas foi muito melhor que isso, não só me diverti, mas aprendi muitas coisas.
Não me esquecendo que fui tratada muito bem!
'Quando entregamos nossa vida a Deus, não perdemos nada, absolutamente nada!. Ao contrário,
achamos o caminho perfeito, a vida eterna ao lado Dele'." Mylena Ciesielski



 
"Momentos de pensar, refletir... dias lindos!
As vezes é preciso mergulhar em Deus e em si mesma, é necessário se isolar um pouco do mundo e buscar saber o que Deus quer e espera da gente.
Foram maravilhosas todas as experiências vividas! Obrigada meu bom Jesus e Maria por esse encontro vocacional, voltei para casa me sentindo outra pessoa, totalmente renovada, leve, purificada, feliz e principalmente, com o meu amor por Jesus e por Maria, muito, mas muito maior.
Foram momentos de muitas descobertas, em que pude mergulhar em mim mesma, e descobrir um pouco do que está dentro de mim, dentro do meu coração, e entender quem sou verdadeiramente e também sentir a presença de meu bom e amável Jesus e de minha tão amável e incomparável Mãe: Maria, muito mais mãe do que rainha. Experiência inesquecível, que marcou profundamente minha vida." Laryssa Cielski
 

"O retiro pra mim, foi muito bom, gostei de tudo e aprendi várias coisas. Gostei muito das dinâmicas, rezas, cantos, missas; das novas amizades. Lá eu pude perceber que preciso ter fé, rezar, dar valor às pessoas que conhecemos, à Deus e principalmente à vida... Foi tudo ótimo e não tenho nada que reclamar, só queria agradecer a todas as Irmãs que estiveram conosco. Adorei ter ficado com elas aqueles três dias e com certeza vou querer participar de outros encontros. Agradeço de coração. Parabéns a todas vocês." Jaíne Siqueira


 
"O retiro foi sem dúvida uma experiência que ficará para sempre em minha lembrança. O tema das palestras foram o que me fizeram conhecer a mim mesma.
O tema 'Quem sou eu' me fez perceber o que realmente sou e o que os outros querem que eu seja, e qual relação entre eu e os outros. Fez-me conhecer as mascaras que eu uso para agradar os outros, e que preciso retirar essas mascaras para enxergar quem sou de verdade, e não somente agradar aos outros, mas sentir o quanto é bom ser verdadeira e ser eu mesma para assim agradar a Deus. Fez-me pensar também na importância que dou nas coisas materiais, já que hoje 'o ser' está se tornando 'o ter'. Por ex: quem é você? Sou dentista, médico ou professor.
A palestra 'De onde vim' também me tocou bastante, pois além de vir da minha mãe, da minha família, primeiramente vim de Deus, pois foi ELE que me planejou desde o princípio, o começo de tudo. Foi Ele que reservou para mim um lugarzinho neste mundo tão grande. Poderia ser qualquer outra pessoa ou ser, mas Deus me escolheu, me tornou um ser especial desde quando me imaginou em sua mente para me criar e assim somos nós, todos somos especiais para Deus.
Sobre a vocação, percebi que tenho que dizer sim a vontade de Deus, pois é ELE que nos escolhe para assumir a vocação que ELE mesmo determina para cada um de nós, pois temos que dar um sentido verdadeiro para nossa vida e este é o modo de sermos verdadeiros diante de Deus.
Sobre 'sexualidade' tema que hoje é difícil de comentar e muitos  tem vergonha de falar sobre o verdadeiro sentido deste ato que não é somente um momento de prazer mas um instante de amor onde Deus se manifesta entre o amor do casal, para trazer ao mundo mais uma vida e assim formar uma família. Portanto o ato sexual é um ato sagrado por Deus.
Em relação a conversa sobre 'mãe' me comoveu muito porque muitas vezes eu não dou o verdadeiro valor para minha família em especial para minha mãe ou talvez sinta um imenso carinho e amor, mas não sei  como demonstrar. Ás vezes nos custa dar um abraço, um beijinho no rosto, ou dizer 'Eu te amo'.
Muitas vezes deixo a vergonha ou ainda o orgulho tomar conta do coração impedindo de demonstrar o amor que sinto. Percebi que um abraço muda totalmente a relação entre a família, a demonstração de carinho e afeto faz o coração explodir de alegria, ato que muitas vezes não damos a mínima importância. Às vezes nos sentimos carentes precisando de atenção, mas não temos a coragem de pedir um abraço para a mãe, ou quantas vezes ela precisou de mim e eu não percebi que o que faltava era um abraço ou apenas três palavrinhas: eu te amo, ou obrigada.
Sem se esquecer da nossa mãezinha do céu, aquela que nos dá atenção e carinho todas as horas principalmente as mais difíceis.
Outra coisa que me chamou a atenção foi uma dinâmica onde comparei minha vida com o coco. E entendi que tenho máscara, mas que minha vida ou a minha vocação é bela porque Deus é a essência da minha existência.
E às vezes eu posso ter um formato torto ou com algum defeitinho mas o que importa é que tenho uma vida a zelar e que preciso descobrir o sabor que ela possui. Que não importa o formato do corpo ou meu jeito de ser, mas as qualidades que tenho e a vocação que possuo.
O sabor da nossa vida somos nós que damos e precisamos dar um verdadeiro sentido pra ela. Temos que cuidar da vida e não esquecer dela.
Que tenho que 'ser partida', deixar minhas máscaras e morrer pra mim mesma para me encontrar com Deus." Mônica Sidoski

 "Esse retiro, sem dúvida foram dias que jamais vou esquecer. Em apenas três dias, tive experiências que vou levar para a minha vida inteira. Já na chegada as Irmãs nos acolheram com muito carinho e logo começaram os temas das palestras e as dinâmicas. Pude descobrir um pouco quem sou eu, e de onde vim. Sou Filha de Deus, vim de Deus e para Deus vou voltar. Percebi que tenho máscaras, mas que o Espírito Santo é minha essência e que sem ELE não posso viver, sem ELE eu seco e apodreço. Que nasci para servir, e quem não vive para servir, não serve para viver. Me dei conta do quanto estava cega e não vi que quando minha mãe precisou de mim, eu não estava presente para ajuda-la, dar palavras de conforto, ou simplesmente um abraço.
Teve também palestras sobre sexualidade e vi que Deus se faz presente nessa hora que é um momento sagrado na vida do casal, e porque aí começa uma nova vida. Também percebi, o quanto sou importante para Deus, porque no meio de tantos, ELE escolheu a mim, para estar a serviço Dele e dos meus irmãos.
Hoje só tenho a agradecer a todas as Irmãs que me ajudaram a ver não com os meus olhos, mas com os olhos de Deus. Obrigada!" Carla Tasior
 
"O retiro para mim foi algo que me trouxe tranquilidade, fortaleceu minha fé, foi um dos momentos que me senti mais próxima de Deus." Ana Vanessa
 
"O retiro pra mim, foi muito especial, e serviu para me redescobrir interiormente e saber qual realmente é minha vocação." Amanda Correia
 
"Eu gostei muito do encontro e gostaria mais ainda se mais meninas participassem. Esse momento em que nos separamos de nossa família para ficar um final de semana com as irmãs, é muito bom!
Aprendemos muitas coisas, mas esse encontro não é apenas 3 dias, e sim momentos inesquecíveis da nossa vida.
No começo fiquei com um pouco de receio de ir, com medo, mas vamos para lá para aprender e tentar saber que caminho vamos seguir, se é na vida religiosa ou o casamento.
Mas não é só isso, também aprendemos e descobrimos mais coisas sobre nós, sem contar que as irmãs são um doces de pessoas, elas que fazem o encontro ser divertido e inesquecível.
Lá também conhecemos meninas que começam a ser nossas amigas e as experiências que passam para nós é muito emocionante.
Quem vai lá com a cabeça cheia de mágoa, volta livre de tudo isso, o coração fica cheio de amor.
Então com esse meu testemunho gostaria que vocês garotas que estão lendo, viessem e participassem. Prometo a vocês que a experiência que vocês irão passar aqui é muito boa e não vão se arrepender. Eu digo isso pois já participei de dois encontros e pretendo continuar participando.
 Deus abençoe vocês..."  Daiana Maria Kaspzack
 
 
"O ser humano é comparado ao fruto do coqueiro: o coco possui uma casca grossa e rígida, mas dentro de si, a água pura capaz de saciar a sede de alguém. Assim somos nós, embora criemos diversas máscaras que escondam quem realmente nós somos, temos a certeza de que Deus Criador de tudo, habita em nosso coração, nos conhece melhor do que nós mesmos e reserva-nos uma missão. Para que façamos a vontade do Pai, muitas vezes encontraremos pelo caminho obstáculos, nos quais poderemos cair, mas com a ajuda de Deus levantaremos e seguiremos por essa estrada  que nos leva até a felicidade, pois assim como todo Pai, Deus só nos deseja o bem e só seremos felizes cumprindo a sua vontade!!!
Mas não podemos esquecer que assim como o coco precisa de alguém para quebrá-lo, a gente também precisa de um encontro aprofundado com Deus, e nada melhor do que passar um final de semana na Casa das Irmãs, convivendo por poucas horas com aquelas doces pessoas. Então peço a vocês garotas que participassem dos próximos encontros vocacionais, mesmo que estejam passando por momentos turbulentos na sua vida, lá com toda a certeza, as dificuldades serão superadas e a paz entrará em seus corações...
Deus abençoe a todos." Daiana Mendes